WORKac é selecionada para projetar o novo Museu de Arte de Beirute

O arquiteto Amale Andraos e seu escritório WORKac foram selecionados para projetar o BeMA, o novo Museu de Arte de Beirute no Líbano. Com localização central no coração de Beirute, o projeto será posicionado no local que marcou a linha divisória da guerra civil libanesa. A coleção permanente do museu incluirá obras de arte modernas e contemporâneas do Líbano, da diáspora libanesa e da região mais ampla. O novo projeto contará com 70 varandas dispostas como uma avenida vertical que combina espaços interiores e exteriores para criar um museu aberto para a cidade.

WORKac é selecionada para projetar o novo Museu de Arte de Beirute - Mais Imagens+ 8

BeMA: Museu de Arte de Beirute. Imagem cortesia de WORKac

O museu de 12 mil metros quadrados contará com 2.700 metros quadrados de espaço expositivo dedicado e um corredor de seis pavimentos que envolve a fachada do edifício. O projeto inovador da WORKac para um “museu aberto” alude à sua herança geográfica, utilizando a onipresente varanda mediterrânea para transformar as paredes do museu em espaços híbridos internos e externos, onde a arte transborda o prédio principal e envolve diversos públicos através de um gradiente de espaços públicos. Criando um passeio vertical que serpenteia ao redor do edifício cúbico até o terraço e o café na cobertura, o projeto oferece à BeMA um novo tipo de espaço expositivo e programação flexível. O envelopamento espesso do museu oferece galerias mutáveis, salas comunitárias e jardins urbanos adequados para novas comissões, projeções de artistas e instalações.

BeMA: Museu de Arte de Beirute. Imagem cortesia de WORKac

Ao embaraçar as linhas entre o interior e o exterior, a fachada porosa do projeto do WORKac dissolve o modelo de galeria do cubo branco tradicionalmente fechado e convida o público a se envolver diretamente com o trabalho, criando novas e variadas possibilidades de encontros e diálogo com a arte, assim como entre os visitantes. Situado em um terreno de propriedade da Université Saint-Joseph (USJ), o Museu responde às necessidades da comunidade com espaços acessíveis projetados para acomodar programas educacionais e eventos públicos, terraços ajardinados para encontros íntimos, uma biblioteca, uma caixa preta que funciona como espaço de performance, um café e um restaurante no terraço para vislumbrar a vista da cidade.

BeMA: Museu de Arte de Beirute.

Amale Andraos, arquiteto e decano da Escola de Pós-Graduação em Arquitetura e Preservação da Universidade de Columbia (GSAPP), falou sobre o projeto: “Estou honrado por ter a oportunidade de realizar nosso projeto para o Museu de Arte de Beirute, uma instituição dedicada a cultura artística libanesa. Como arquiteto e como libanês, Beirute é uma cidade que sempre me inspirou, encheu minha imaginação e permanece perto do meu coração. Através disso, reexaminei o legado da 'Cidade Árabe' como um projeto intelectual, artístico e progressivo. Espero que o nosso projeto demonstre uma possibilidade alternativa para o futuro das cidades, pois revela as possibilidades culturais de integrar arte, arquitetura e paisagem dentro de um ambiente urbano denso e como um meio de repensar como podemos viver, aprender e compartilhar juntos."

O projeto representa um alinhamento da prática de décadas do WORKac, que visa situar a arquitetura na interseção de seu contexto urbano, cultural e ambiental para promover encontros e construir novos tipos de relacionamentos, com a filosofia central da BeMA de trabalhar em parceria colaborativa com instituições culturais no Líbano. A prioridade pelo diálogo continua em todo o edifício, enquanto galerias escalonadas criam linhas de visão abertas que justapõem a coleção permanente de obras modernistas do BeMA, juntamente com exposições temporárias contemporâneas e arte pública instaladas na fachada. O projeto também apresenta ventilação natural no amplo lobby, sombra solar ativa e passiva na fachada, um sistema de coleta e uso de água da chuva que se conecta diretamente a um telhado verde para o nível inferior.

BeMA: Museu de Arte de Beirute. Imagem cortesia de WORKac

Joe Saddi, Presidente Executivo do Conselho de Curadores da BeMA explicou que “o Museu de Arte de Beirute está empenhado em mostrar e apoiar artistas, arquitetos e criativos libaneses - e estamos muito satisfeitos em ter um arquiteto do calibre de Amale Andraos projetando nossa nova construção. Esta nomeação é um passo essencial para manter este significativo projeto cultural e nós o vemos como um voto de confiança na missão cultural mais ampla do Líbano. A BeMA pretende ser uma instituição culturalmente inclusiva, comprometida em cultivar futuros talentos e ajudar a construir uma forte sociedade civil, e está confiante de que o projeto do WORKac facilitará uma experiência criativa significativa para a realização dessa missão.

O novo desenho do projeto foi anunciado dois anos depois de uma competição global de arquitetura que atraiu candidatos da diáspora libanesa. O júri originalmente selecionou a HW Architecture como vencedora da competição e reconheceu o WORKac com menção honrosa. Não foi possível chegar a um acordo ao longo dos últimos dois anos entre a BeMA e a HW Architecture devido a diferenças que se tornaram irreconciliáveis.

Nos próximos meses, o museu anunciará mais detalhes sobre suas coleções, programação e colaboração com instituições culturais e artísticas locais e internacionais. Um Comitê de Busca será em breve nomeado para iniciar o recrutamento de um diretor ao museu e outros cargos-chave. O BeMA está programado para abrir em 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "WORKac é selecionada para projetar o novo Museu de Arte de Beirute" [ WORKac Selected to Design the New Beirut Museum of Art] 26 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Pereira, Matheus) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908250/workac-e-selecionada-para-projetar-o-novo-museu-de-arte-de-beirute> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.